quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Vamos ler o texto sobre Desequilíbrios Ecológicos - Desastres Naturais e responder as questões:
a) Como a explosão demográfica pode contribuir com o desequilíbrio ecológico?
b) Comente as diferenças nos sentidos dos homens e dos animais no que se referem as mudanças climáticas.
O texto você encontrará clicando AQUI.



NÃO ESQUEÇAM DE COMENTAR A RESPOSTA DOS COLEGAS.
Aluno: Alisson Santos (3ºB)

Possíveis Soluções do Desequilíbrio Encontrado no Bairro


Em primeiro lugar o que falta é a conscientização da população, pois a maioria ainda acha que poluição é problema de qualquer um menos dele. Começar a trabalhar com crianças, dá resultados, pois é mais fácil despertar interesse delas sobre o assunto. Fazendo palestras nos locais de ensino da comunidade, pois todo mundo sabe que as crianças de hoje são o futuro de amanha.
O conceito chave é minimizar o impacto ambiental, ou seja:

não poluir nascentes, rios, lagos

Controlar a emissão de gases por parte das indústrias (instalação de filtros)

Tem que ser um cidadão responsável, votando em candidatos comprometidos com o meio ambiente

Incentive sua família, seus amigos, sua empresa a reduzirem, reutilizarem e reciclarem o lixo.


Ueldes (3º B)
É hora de buscar por soluções para este problema e ter como recompensa um estilo de vida com mais respeito e dignidade, para que isso aconteça é preciso primeiramente à união entre presidente e representantes do bairro com a comunidade.
O bairro deve estar voltado para um projeto de vida, pois a natureza faz parte do convívio humano e precisa ser protegida, cuidada e respeitada. É preciso amor e determinação por um bairro melhor e oferecer uma nova história a geração futura.




Eliadne Lemos (3º A)

Durante muito tempo o homem vem retirando da natureza muitos recursos e transformando os mesmos de forma desnecessária e não planejada. A natureza em diversas partes do mundo vem respondendo na forma de terremotos, maremotos, e outros. Isso só pode ser mudado quando começar a fazer parte dos costumes da sociedade uma mudança de postura em relação ao meio em que vivemos.
Para que essas práticas de cuidado com o meio, que vai, desde não jogar o lixo na rua até a não consumir desnecessariamente determinados produtos, possam ser praticadas, a conscientização deve acontecer através de uma proposta educacional que integre a família e a escola. O que é discutido deve ser levado para a família e a escola para que haja uma conscientização de que o cuidado com o espaço realmente seja efetivo.



Aluna: Maria Aparecida Pereira Dias (3ºB)

ESPLANAÇÃO – Soluções possíveis e necessárias:
1. Filtro ou purificadores nas chaminés das fábricas, diminuindo a poluição do ar que respiramos.
2. Melhorar a coleta de lixo, com lixeiras grandes em pontos estratégicos (perto de pontos de ônibus, mercados, igrejas, etc.), inclusive com lixeiras seletivas, evitando que o lixo se espalhe ou atraia cachorros e urubus.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Mesmo Assim

As pessoas são irracionais, ilógicas e egocêntricas.
Ame-as MESMO ASSIM.


Se você tem sucesso em suas realizações,
ganhará falsos amigos e verdadeiros inimigos.
Tenha sucesso MESMO ASSIM.


O bem que você faz será esquecido amanhã.
Faça o bem MESMO ASSIM.


A honestidade e a franqueza o tornam vulnerável.
Seja honesto MESMO ASSIM.


Aquilo que você levou anos para construir,
pode ser destruído de um dia para o outro.
Construa MESMO ASSIM.


Os pobres têm verdadeiramente necessidade de ajuda,
mas alguns deles podem atacá-lo se você os ajudar.
Ajude-os MESMO ASSIM.


Se você der ao mundo e aos outros o melhor de si mesmo,
você corre o risco de se machucar.
Dê o que você tem de melhor MESMO ASSIM.
Madre Tereza de Calcutá






Atividade 01

Após a leitura do texto A caminho de uma reconciliação entre o ser humano e a natureza retirado do livro de Sonia Lopes e Sérgio Rosso pág. 541 procurem comentar a síntese dos colegas do texto relacionando com os problemas apresentados no bairro.

“ Ao longo dos anos o ser humano vem destruindo o meio ambiente, a prova disso está no meu bairro (Iguape – Ilhéus – BA) . O problema está na fumaça emitida pelas fábricas durante todo o período do dia colocando em risco a saúde das pessoas além de agravar a situação das pessoas que já tem.”
Maria Isabela (3º A)


“ No bairro do Iguape situado na cidade de Ilhéus no sul da Bahia, existem vários problemas ambientais, entre eles estão a poluição do Rio Almada, devido as pessoas que moram nas ruas próximas ao rio não terem saneamento básico em suas residências. Outro ponto é o distrito industrial que é muito bom pois gera empregos, por outro lado as fábricas soltam fumaças negras e podem até causar problemas respiratórios a comunidade e também o lixo, que muitas fábricas jogam no meio do mato.”
Taís Barbosa (3º A)

“ Segundo cientistas da UFMG a questão do desmatamento do Brasil, deriva de fatores econômicos, ao quererem ser donos da terra, até vender madeira ilegal. Percebemos hoje, que as clareiras das florestas brasileiras vêm aumentando verificando assim, o desmatamento da natureza.
Vemos grandes semelhanças entre o assunto abordado e o bairro onde vivemos.Tal como, fumaça sendo lançada ao ar, esgoto sendo lançado no rio Almada, dejetos químicos sendo influídos em nascentes. Esses fatores são impactantes na destruição do ecossistema mundial.
Como conseqüência a natureza nos devolve chuvas ácidas, aquecimento exagerado dos pólos, furacões, ondas gigantes, entre vários outros.”
Agner (3º B)

“Na situação em o mundo se encontra hoje, está muito longe de se alcançar uma reconciliação entre o ser humano e a natureza, até porque, por mais que o homem saiba que a poluição e a modificação nociva do meio ambiente possa causar danos, direta ou indiretamente, a própria humanidade, mesmo assim ele não se importa. O que vale para eles é aumentar o capital, ou seja a renda econômica.
Cláudio(3ºB)

"...Acontece que entra ano e sai ano e não aparece um presidente no bairro, um vereador, um prefeito ou um representante qualquer que faça algo pela localidade em pró do equilíbrio ecológico. Deve-se tomar iniciativas, novas decisões criativas para que esses agentes poluidores sejam controlados, para não agravar ainda mais o aquecimento global. Devemos fazer alguma coisa pelo nosso bairro, pelo nosso ambiente, porque ele é precioso. Quando vamos parar e onde vamos estar quando se agravar literalmente essa situação."
Valdeir(3ºB)

"Metade dos problemas que ocorre com a natureza é resultado da falta de preocupação que o ser humano tem com a questão ambiental. O homem é o centro de toda natureza, porém a usa sem medida, o homeme para sobreviver precisa retirar seu sustento da natureza, e para que isso aconteça utiliza ferramentas tecnológicas. Contudo não se pode culpar a tecnologia por gerar a crise ambiental, pois o causador da crise é o modo como a tecnologia é utilizada pelo homem."
Regiane(3ºB)

"A humanidade não está bem quando se trata de natureza, pois ela está sendo destruída sem que haja uma solução para esse problema e aquela união entre o homem e a natureza está sendo violada para destruição das florestas.
A sociedade corre um grande risco com a derrubada das árvores, causando grandes problemas no mundo inteiro como por exemplo seca nos rios, quebra de geleiras, deficiência no solo e outros."
Erivandeir(3ºB)

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Olá Pessoal!
Além da nossa interação via email, este espaço irá permitir acesso a links interessantes, postagens de atividades, entre outros,  objetivando a construção do conhecimento utilizando essa nova ferramenta tecnológica. Conto com vocês.